Resumos

RESUMOS DAS OFICINAS

Oficina I - "Ensino de língua - mil faces e muito mais desafios" (Emilio G. Pagotto)

Objetivo: o objetivo maior da oficina é organizar os problemas centrais do ensino da língua, procurando apontar caminhos teóricos e metodológicos.

Programa e questões:

1. O sujeito da metalinguagem e o sujeito da língua – o ensino de metalinguagem como iniciação ao pensamento científico.
2. O desenvolvimento da competência discursiva: se o exercício da língua é essencialmente a ação sobre o outro, como transcender o exercício pedagógico da língua?
3. As habilidades do sujeito da língua: ensino de leitura – o que se faz quando se faz “interpretação de textos”
4. As práticas de escrita: o desenvolvimento da competência comunicativa escrita, ortografia e norma. Para além de uma visão ortopédica do ensino de escrita.
5. As práticas de fala: por um programa de desenvolvimento da competência comunicativa falada.

Forma

Uma grande conversa. Será mais produtiva se todos os participantes trouxerem suas dúvidas e angústias, questões práticas, questões teóricas.


Oficina II - "Leitores do sertão: as leituras de contos de Guimarães Rosa" (Saulo Gomes Thimóteo)

João Guimarães Rosa (1908-1967) foi um dos escritores mais inventivos da literatura brasileira. O autor apresenta histórias passadas no sertão de Minas Gerais, mas elas se dirigem a todos os homens de todos os tempos. Além disso, seu trabalho literário de escrita confere ao texto uma necessidade de aprofundamento, de pausa, de confronto do leitor com a palavra-esfinge. Nesta oficina, vão-se observar na obra Tutameia, alguns exemplos deste jogo, como ele mesmo sugere em carta a Curt Meyer-Clason: “Quase todas as minhas frases, mesmo as aparentemente curtas, simplórias, comezinhas, trazem em si algo de meditação e aventura”. Como o sertão.


RESUMOS DAS COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

1. Claudiane PRASS (PG - UNIOESTE) e Gustavo Biasoli ALVES (Orientador)
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (IDEB) E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DE ENSINO DOS COLÉGIOS PÚBLICOS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
RESUMO: Com este trabalho objetiva-se analisar o desempenho do Ideb dos Colégios Estaduais Eron Domingues, Monteiro Lobato, Antonio Maximiliano Ceretta e Marechal Rondon, considerando a série histórica do seu surgimento, 2005 até 2010, para identificar se os resultados obtidos desta avaliação são utilizados como parâmetros nos Projetos Políticos Pedagógicos destes educandários. Considerando que, uma das metas do Ideb é o de servir como condutor de políticas públicas para que se atinja até 2021 um índice mínimo de 6,0 pontos, mas fica a indagação: como isto afetará diretamente a realidade dos alunos e se está sendo colocado em prática. Neste sentido, analisar o PPP da escola é uma das maneiras para perceber se tais questões estão sendo refletidas, e levadas às praticas do cotidiano em sala de aula, mas ao analisá-las, percebe-se que ainda há uma lacuna entre a relação do resultado desta avaliação Institucional, Ideb, e o Plano Político Pedagógico.
PALAVRAS-CHAVE: Ideb. Projeto Político Pedagógico. Políticas Públicas.

2. Daiana LUZZA (G-UTFPR) e Vanessa GERONIMO (G-UTFPR)
O POSICIONAMENTO IDEOLÓGICO NO DISCURSO MIDIÁTICO EM RELAÇÃO ÀS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS EM UM LIVRO DIDÁTICO
RESUMO: A mídia que, aparentemente, se define como neutra, filia-se a determinadas formações ideológicas. Nesse sentido, este artigo visa apresentar uma análise do discurso da mídia em relação aos aspectos inerentes às variações linguísticas presentes no capítulo: - “Escrever é diferente de falar” - do livro didático de Língua Portuguesa - Por Uma Vida Melhor, da Ong Ação Educativa. Para a análise, definiu-se como corpus o comentário do jornalista Alexandre Garcia, exibido no programa Bom Dia Brasil; a reportagem: “A indignação dos brasileiros sensatos detém a ofensiva dos professores de ignorância”, publicado no site de uma revista de circulação nacional e o capítulo do livro didático citado, cujo conteúdo mobilizou os discursos. A fundamentação teórica baseia-se em concepções da Análise do Discurso de linha francesa (Pêcheux e Orlandi), bem como em teorias de Foucault, Althusser e Bakhtin. Os enunciados analisados permitem perceber como o discurso midiático faz o deslocamento enunciativo, utilizando-se para isso de fragmentos teóricos do referido livro didático a fim de legitimar suas intenções ideológicas.
PALAVRAS-CHAVE: Discurso e Mídia. Mídia e Ideologia. Educação e Mídia.

3. Daize Raquel PEREIRA (G-UFFS)
O GÊNERO JORNALÍSTICO COMO ALTERNATIVA DE ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
RESUMO: Os gêneros textuais/discursivos têm sido objeto de diversas pesquisas da área de ensino da língua portuguesa. Segundo Bakhtin (1997, p. 280), os gêneros do discurso são “tipos relativamente estáveis de enunciados” que circulam em determinadas esferas comunicativas. Nosso trabalho tem como objetivo analisar, através de uma visão crítica, a esfera jornalística e levar para a sala de aula o jornal como alternativa viável de leitura e produção de gêneros textuais presentes na sociedade, contextualizando realidade e conteúdos escolares, desenvolvendo no educando uma visão crítica e despertando maior interesse no estudo da língua portuguesa. Para o objetivo do trabalho ser alcançado, analisou-se um jornal de circulação local (Município de Realeza-PR e região), Jornal Liberal, da 531ª a 536ª edição, com enfoque especial nos gêneros que o compõem, os quais foram analisados quanto aos seus aspectos estruturais, se fazem ou não parte da esfera jornalística padrão. Catalogou-se os gêneros presentes no jornal em: gêneros centrais (presos e livres) e gêneros periféricos, conforme definição de Bonini (2008). Propôs-se alternativas pedagógicas para a utilização dos gêneros da esfera jornalística na sala de aula, com enfoque na leitura e produção de textos. Foram levantadas, também, proposições quanto à relação do trabalho em sala com os gêneros jornalísticos e veículos de comunicação, com objetivo de transcender os limites da escola e garantir a publicação dos textos, dando-lhes o caráter de prática social e não de mera tarefa escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Gêneros Textuais. Esfera Jornalística. Ensino. Produção Textual.

4. Daniela FARIAS DE SOUZA (G-UFFS)
O PROCESSO DA PRÉ-LEITURA: O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTITUIÇÃO DOS SENTIDOS
RESUMO: O presente estudo busca refletir sobre a leitura e a interpretação de textos na sala de aula de língua portuguesa, tendo como foco a atividade de pré- leitura desenvolvida por muitos professores. Com a base na Análise do Discurso na tradição de Michel Pêcheux (2006, 2010), o problema a ser discutido é a aplicação da atividade de pré-leitura. Para isso, apresentamos as etapas metodológicas: A primeira delas foi uma entrevista gravada com uma professora do quinto ano do Ensino Fundamental; em outro momento, foi observada uma aula de leitura e interpretação da mesma professora. Ao observar o corpus, chegamos à conclusão de que, durante o trabalho com a leitura e interpretação, o professor pode buscar outras alternativas durante as aulas de leitura para que os resultados sejam compatíveis com os objetivos as serem alcançados, que são de tornar o aluno capaz de interpretar diversos textos que circulam socialmente e posicionar-se de maneira crítica, sabendo como utilizar todas as fontes de informações possíveis e, através da linguagem, conseguir se expressar e se comunicar. Sendo assim, a partir dos pressupostos da Análise do Discurso, tem-se que o efeito da atividade de pré-leitura é o de direcionar os sentidos. Esse processo faz com que o aluno, no ato da leitura, interprete o que foi estabelecido pela professora, não existindo a possibilidade de a interpretação dos alunos tomar uma outra direção e, até mesmo, de romper com os processos parafrásticos de determinação dos sentidos aos quais eles estão assujeitados na instituição escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Interpretação textual. Pré-leitura.

5. Eduardo Alves DOS SANTOS (G-UFFS), Graziella DALLA COSTA (G-UFFS) e Mariani Vanessa GOMES (G-UFFS)
ANALISE DA OBRA DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E DE SEUS DISCURSOS PRESIDENCIAIS
RESUMO: O presente trabalho desenvolvido no projeto de iniciação acadêmica e cientifica refere-se a obra de um dos mais importantes cientistas políticos brasileiros, o ex-presidente da republica Fernando Henrique Cardoso. A obra de Fernando Henrique é abordada a partir de duas frentes de estudo, a primeira preocupada com o cientista político antes da presidência e a segunda com os discursos do já então eleito presidente da republica. Tendo explicado isso, o objetivo especifico deste trabalho é realizar uma “comparação” entre estas duas fazes da obra deste estudioso e analisar se existe mais continuidade ou ruptura entre o Fernando Henrique cientista e o Fernando Henrique presidente. Além desta analise qualitativa, para analisar os discursos de FHC faz-se uma catalogação da coleção Palavra do presidente contendo as temáticas, os destinatários e os motivos/ocasiões dos discursos presentes nesta coleção. Nesta analise quantitativa dos discursos, se pretende verificar em quais situações mais se repetem os aspectos mencionados. Os dados, após recolhidos, estão sendo aplicados ao programa SPSS onde se é gerado as tabelas para analise e também realiza-se o cruzamento destes dados.
PALAVRAS-CHAVE: Pensamento Politico. Pensamento Social. Fernando Henrique Cardoso. Discursos.

6. Marina Maria Conchy RODRIGUES (G-UFFS)
PROJETO COMUNICA: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE LÍNGUA
RESUMO: O projeto “Comunica” é um laboratório de produção textual, desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul, o qual objetiva desenvolver habilidades de leitura e produção textual de alunos do Ensino Básico e Superior. No projeto Comunica, o texto é tratado como principal veículo de ensino da língua, compreendendo-se, também, o texto como uma prática social, que inclui socialmente o sujeito falante/escrevente (GERALDI, 1997). Este trabalho objetiva demonstrar de que forma o Comunica possibilita a produção de textos reais, nos quais haja um interlocutor real, fazendo com que o autor passe a ser um protagonista do próprio texto, sendo ele o responsável por sua autoria, fugindo do paradigma escolar que vê os textos como mera ferramenta avaliativa. Demonstrar-se-á, ainda, que a esfera jornalística é pródiga em gêneros textuais, possibilitando a produção de textos informativos e argumentativos (FARIA, 1996), como, por exemplo, notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas, crônicas, colunas, etc. Para atingir tais objetivos, serão apresentadas produções de alunos do Comunica, publicadas nos blogs e mural da instituição e, também, será relatado a metologia do projeto: definição de temas e gêneros; reuniões de estudo; pesquisa e coleta de dados; orientação, produção e refacção dos textos; publicação; opinião dos leitores.
PALAVRAS-CHAVE: Gêneros Textuais. Ensino. Jornal. Produção Textual.

7. Telma Olivia Évora Silva SOARES (G- UCV- Cabo Verde/UTFPR/PB), Francieli STANQUEVISKI e (G-UTFPR/PB) Maria de Lourdes BERNARTT (UTFPR/PB)
O ENSINO DAS LÍNGUAS PORTUGUESA E INGLESA EM CENTROS DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA NO SUL DO BRASIL
RESUMO: O trabalho visa relatar estudos realizados em escolas do campo, denominadas Casas Familiares Rurais (CFR), cujo objetivo é compreender o método da Pedagogia da Alternância, bem como investigar a importância do ensino das Línguas Portuguesa e Inglesa nessas escolas. O método consiste numa pesquisa exploratória, envolvendo estudos sobre Educação do Campo e Pedagogia da Alternância, e visitas/ estágio de vivência em nove CFR localizadas nos três estados do sul do Brasil, e em propriedade rurais, envolvendo professores, monitores, alunos e famílias. Existem no sul 71 CFR, sendo 43 no PR; 22 em SC, e 6 no RS. As CFR selecionadas para este estudo são as de: Pato Branco, Manfrinópolis e Sapopema, no Paraná; Riqueza, Quilombo e São Francisco do Sul, em Santa Catarina; Frederico Westphalen, Santo Antonio das Missões e Catuípe, no Rio Grande do Sul. A coleta de dados contempla conversação informal, entrevistas, questionários, documentos, histórias de vida. Os resultados demonstram que o ensino das duas línguas está vinculado aos temas geradores de cada alternância, numa perspectiva interdisciplinar.
PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia da Alternância. Casas Familiares Rurais. Língua Portuguesa. Língua Inglesa.

8. Willian Henrique Cândido MOURA (G-UFFS)
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PRODUÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS NO PROJETO COMUNICA
RESUMO: Tendo em vista o trabalho de redação de textos desenvolvido no Projeto Comunica: Laboratório de Produção Textual, tenho como objetivo relatar as experiências vivenciadas como voluntário no referido projeto ao longo do ano de 2011. É possível listar três contribuições dessa participação para a minha formação acadêmica. São elas: (i) a construção de textos da esfera jornalística; (ii) o processo de coleta de informações para a elaboração das matérias; (iii) a aprendizagem de estratégias linguístico-textuais. Quanto às últimas, é preciso a elas atribuir ênfase, visto que tal experiência resultou em melhora em minha produção textual. Sendo assim, apresentarei exemplos acerca dos conhecimentos textuais adquiridos, observando, assim, a evolução da escrita por meio de entrevistas, reportagens, notícias, crônicas, resenhas e artigos de opinião, os quais se deram a partir dos conhecimentos obtidos com o projeto em si. O trabalho engloba a participação em reuniões de estudo cujos temas envolvem os gêneros jornalísticos. Além disso, reuniões semanais com a professora orientadora são realizadas a fim de solucionar dúvidas acerca da construção textual, sendo discutidos elementos linguísticos e estilísticos do texto em produção. O processo de escrita de um texto tem a duração de uma semana, sendo o texto enviado para revisão antes da reunião com a orientadora.
PALAVRAS-CHAVE: Produção textual, gêneros jornalísticos, formação acadêmica.


ESTUDOS LITERÁRIOS
1. Alceni Elias LANGNER (G-UFFS)
SENTIMENTOS PENSADOS: FERNANDO PESSOA E A RACIONALIDADE
RESUMO: O presente trabalho busca apresentar a heterogeneidade do pensante poeta português Fernando Pessoa, respaldando a riqueza presente em quatro de seus heterônimos: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares. Considerando o extenso legado e a vida curta do autor, abordar-se-á a existência deste sob a perspectiva da fuga da realidade e criação de um universo próprio e paradigmático, reforçando a ideia do “irreal”. As produções efetuadas ao longo da trajetória do poeta, mesmo que escritas por “pessoas distintas” (heterônimos) ou por “ele mesmo”, foram marcadas por um forte questionamento da realidade, da existência, do “quem sou eu”. Porém, em algumas delas, retrata-se com mais ênfase, em uma ideia própria, a teoria do fingimento, que surge a partir de três poesias conexas: Autopsicografia (1932), Isto (1933) e Guia-me a só razão (1932). Partindo dessa ideia, procura-se descobrir, não apenas o Pessoa poeta, mas também o Pessoa pensante que, enquanto escreve, sente com a imaginação, e que, enquanto poeta, finge a própria dor sentida. Elucidando sua complexa vida, Pessoa cria um código identificado pela razão, o “olhar de conhecer”, o qual norteia um estilo único em abordar a criação poética. Como aparato teórico, vai-se observar as análises da obra pessoana de críticos como José Augusto Seabra e Carlos Felipe Moisés.
PALAVRAS-CHAVE: Fernando Pessoa. Poesia Portuguesa. Teoria do Fingimento. Autopsicografia.

2. Daiani Grohe KOERICH (G-UFFS)
LA INTENCIÓN DEL PRÓLOGO DEL PRIMER CAPÍTULO DEL LIBRO DON QUIJOTE DE LA MANCHA
RESUMO: Este trabajo es una breve y sucinta presentación de lo que revela el prólogo del libro de “Don Quijote De La Mancha”, de lo que está implícito y explicito sobre la opinión del autor y su intención al dar vida al primero personaje, al elaborar el prólogo y dar vida al personaje principal. Será desvendado lo que hay por detrás de las burlas y críticas, lo que el autor tiene contra las novelas de caballerías, en lo que se diferencia de las otras obras de su época. Lo que hace con que sea reconocido como la mejor novela de todos los tiempos y su importancia para el fortalecimiento de la literatura moderna.
PALAVRAS-CHAVE: Cervantes. Modernismo. “Quijote”. Novela.

3. Edson SINHORIN (G-UFFS)
ENTRE O SONHO E A REALIDADE: DON QUIJOTE E SEGISMUNDO
RESUMO: Don Quijote, personagem principal do romance de Miguel de Cervantes (1547-1616) Don Quijote de la Mancha, é tratado como louco pelo fato de viver de uma maneira diferente da qual a sociedade está acostumada. O fato é que de tanto ler livros de cavalaria o personagem adquire uma gana tão forte de ser um cavaleiro, que acaba tomando a decisão de viver como se fosse um. Ao ler a narrativa de Cervantes, muitos dizem que Dom Quijote é louco, porém a hipóteses deste trabalho é que o protagonista apenas vive seu sonho de ser um cavaleiro andante. Para apresentar argumentos que ajudarão a defender este ponto de vista, utiliza-se a obra La vida es sueño de Calderón de la Barca (1600-1681), partindo do fato de seu personagem principal, Segismundo, também viver entre o sonho e a realidade. A dramaturgia de Calderón é conhecida por seu cunho reflexivo e filosófico. Já seu protagonista por seu caráter, poderíamos dizer quixotesco, abrindo assim a possibilidade de tal cruzamento.
PALAVRAS-CHAVE: Loucura. Sanidade. Sonho. Realidade.

4. Franciele Alves PEREIRA (G–UNIOESTE)
SAMUEL BECKETT E OS REFLEXOS DA CRISE EXISTENCIALISTA
RESUMO: A obra de Samuel Beckett é notória pela preocupação com o pessimismo e sofrimento humano, representados em uma sombria comédia irônica. O fato de ter vivido sua vida simultaneamente com o século mais negro e brutalizado já registrado na história, somado à sua nacionalidade irlandesa de rebeldia, com certeza foram em algum nível, influência para essa mente tão receptiva. Pouco explorado nas críticas e análises, está a autorreferência que a literatura irlandesa mantém com a identidade própria de um povo subjugado e oprimido por séculos. O desespero que as devastações do século XX trouxeram fez com que os artistas voltassem o foco de suas obras para o “sentir” céptico da realidade, o que acabaria gerando um movimento filosófico ou literário amplamente pessimista, como a chamada “Literatura do Absurdo”, que fluiu na Europa durante aproximadamente quarenta anos, e ao qual Beckett é, por vezes, aliado. Assim, a principal proposta do presente trabalho é comentar a respeito dessa crise existencialista característica da época, valendo-se, para tanto, da análise de uma das obras mais consagradas no Teatro do Absurdo – “Esperando Godot”. É essa associação da crise do existencialismo com as crenças de Beckett, ou seja, a idéia do “absurdo”, sem qualquer fundamentação, sem qualquer razão para estarmos no mundo, a base para uma vertente do pensamento existencialista, que conclui que a vida é um absurdo, desordenada e sem sentido.
PALAVRAS-CHAVE: Teatro do Absurdo. Crise existencialista. Identidade irlandesa. Esperando Godot.

5. Franciele Alves PEREIRA (G-UNIOESTE)
A CONSTANTE PROBLEMÁTICA DO ENSINO DE LITERATURA NAS ESCOLAS
RESUMO: O presente trabalho é resultado de duas entrevistas realizadas com dois professores que atuam no ensino médio da rede pública. As entrevistam tinham como objetivo observar e analisar como se dá o ensino de literatura nas aulas de português. A precariedade no ensino dessa área não é uma problemática recente. “Entre nós, o que é geral é o método expositivo [...], acompanhadas às vezes de dados bibliográficos, resumos de enredos ou classificação dos autores por escolas. Não será mal dizer que nada disso é Literatura”. (COUTINHO, 1975, p. 118). É lamentável perceber que a realidade não oferece suporte e aparato suficiente para o preparo e realização das aulas, não só de literatura, mas também em outras áreas. Porém, cabe ao docente a difícil tarefa de adequar as possibilidades oferecidas às suas aulas, inovando sempre de forma que venha a instigar e trazer o interesse do aluno para dentro da sala de aula. O objetivo proposto por esse trabalho é o de reflexão na prática pedagógica no que concerne ao trabalho com a literatura. Pensar novas formas de interação entre o professor – aluno no processo de ensino / aprendizagem poderia levar a estabelecer novas relações entre teoria e prática, entre indivíduo que ensina e indivíduo que aprende, propiciando a conquista do saber e de sujeitos reais das aulas.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Prática pedagógica. Reflexão.

6. Ivan Lucas FAUST (G – UFFS), Eline BARBOSA (G – UFFS) e Suane LUCATELLI (G – UFFS)
HISTÓRIA, CULTURA E POESIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DAS LETRAS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
RESUMO: Partindo da ideia de que a música e a poesia foram inseparáveis desde a Antiguidade, pretende-se utilizar essa proximidade para fazer notar que a união entre música e poesia, também no ensino de literatura, pode ser extremamente frutífera. Desde o momento em que a letra deixou de ser mero coadjuvante em relação à melodia (o que se deu com maior ênfase a partir da década de 60), a música popular brasileira não é mais um fenômeno apenas sonoro, mas também um produto com dimensões da escrita poética e da cultura em geral. Dentre os objetivos específicos, estão: conhecer algumas das principais tendências da música popular brasileira neste século, enfatizando as alternativas desenhadas nos anos da ditadura militar (1964-1984); estudar questões permanentes e relevantes da história brasileira a partir do código musical; orientar os alunos no campo da análise e interpretação das músicas como documentos para a história da cultura; aprimorar, através do jogo de sons e do jogo de palavra, a habilidade da leitura crítica; promover o interesse por temas da cultura brasileira. Espera-se com isso promover o interesse por temas da cultura brasileira, através da leitura crítica das letras da Música Popular Brasileira e apresentar aos participantes um panorama das tendências da música popular brasileira, a partir das linhas gerais da formação do samba no Brasil, passando pelo salto de qualidade representado pela Bossa Nova, para em seguida focalizar, no período dos anos 60, as canções de protesto e a crítica política e social.
PALAVRAS-CHAVE: Musica Popular Brasileira. Poesia. Cultura brasileira.

7. Jezebel Batista LOPES (G-UFFS)
FRONTEIRAS ENTRE PSICOANÁLISE E LITERATURA - DOM QUIXOTE
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar na obra de Miguel de Cervantes, Don Quijote de la Mancha, características psicológicas do personagem Dom Quixote, que é considerado louco, pois apresenta um "desvio" da racionalidade que é imposta pela sociedade. Dedicar-se-á ao episódio em que Dom Quixote confunde moinhos de vento com gigantes, buscando desvendar, com o auxílio de conceitos da psicanálise desenvolvida por Sigmund Freud e Michel Foucault entre outros autores, o que leva Dom Quixote a trazer para sua realidade impulsos, vontades e desejos reprimidos. O personagem que é um leitor voraz de histórias de cavalarías, preserva então costumes presentes nas mesmas e passa a viver uma vida que não é sua, e sim uma vida de aventuras e batalhas. Este artigo parte do pressuposto do qual o superego inibe os instintos no inconsciente do personagem para que não sejam exteriorizados. Assim, quando isso ocorre, são expostos de forma tão "violenta", que segundo o conceito de ato falho, o personagem traz para sua realidade os conflitos internos, transformando esses horrores em gigantes e propõe-se a enfrentá-los para consiguir vencê-los, o que não ocorre, pois, sai ferido desse embate, o que o leva a seguir em seus momentos de devaneios.
PALAVRAS-CHAVE: Livros de cavalarías. Don quixote de la mancha. Psicanálise.

8. Patrícia dos SANTOS (G-UFFS)
O FLUXO DE CONSCIÊNCIA COMO PROCESSO NARRATIVO EM LEITE DERRAMADO DE CHICO BUARQUE
RESUMO: O presente trabalho visa analisar a obra Leite Derramado, de Chico Buarque, sob um viés que se respalda no “fluxo de consciência” ou “stream of consciousness”, termo utilizado pelo psicólogo William James para representar os processos mentais. Essa prática literária é frequentemente utilizada por ficcionistas como Virginia Woolf e James Joyce. No Brasil, Chico Buarque realizou suas primeiras investidas no campo literário no ano de 1966, mas foi em 2009, ao lançar o livro intitulado Leite Derramado, que o compositor/cantor firmou-se como escritor. O trabalho rendeu-lhe dois prêmios: o Jabuti e o Portugal Telecom de Literatura. Mas a quê se deve tamanho reconhecimento? A narrativa se dá em primeira pessoa, onde Eulálio de Assumpção, um centenário que vive seus últimos dias em um leito de hospital, divaga sobre uma vida de honras e tragédias e vive sua degradação, ora relembrando os fatos de sua vida ora inconscientemente prevendo uma sociedade carioca que se concretiza nos descendentes do personagem. O autor se utiliza do pensamento do narrador, que a partir de flashbacks interpola acontecimentos conforme estes surgem em sua mente. Num fluxo naturalmente desordenado, as histórias, imagens e opiniões – ainda que falhas – do narrador, levam o leitor a assumir o papel do narratário: aquele que é capaz de adaptar-se a cada novo evento produzido pelo fluxo de consciência do personagem. Buscar-se-á, também, observar como a obra de Chico Buarque dialoga com a autora Clarice Lispector, por esta utilizar este recurso (“stream of consciousness”) em sua obra.
PALAVRAS-CHAVE: Leite Derramado. Chico Buarque. Fluxo de consciência. Narração.

9. Thamara PARTEKA (G-UNIOESTE)
UM DIÁLOGO ENTRE AS OBRAS ANA TERRA E A MISSÃO SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DAS REDUÇÕES JESUÍTICAS
O presente artigo pretende dialogar a obra Ana Terra (um capítulo do livro O continente) escrita por Érico Veríssimo em 1947, com o filme A missão, dirigido por Roland Joffé, em 1986. Buscar-se-á a partir de uma perspectiva histórica analisar como são apresentados os elementos, aos quais se refere ao choque de culturas, denominado por alguns autores como processo de “aculturamento”. A justificativa de aproximação dessas duas obras decorre de ambas se proporem a discutir a questão indígena (devido ao contexto e a própria presença indígena nas obras), mas não o fazem. Em Ana Terra, o indígena faz parte da formação do gaúcho, Veríssimo parte do indígena como um mito de origem, mas não aprofunda a discussão, pois seu objetivo é contar a história da Ana Terra. No filme A Missão o indígena é apresentado como parte do contexto histórico (expulsão dos jesuítas) e como parte do cenário (tribo, selva, etc.), mas suas ações não são determinantes para o filme, pois a obra procura envolver o telespectador com o trabalho missionário. Além desses momentos de aproximação e distanciamento do indígena, será discutido como as obras apresentam o contato de culturas entre esses dois povos. Procurar-se-á analisar como os autores se apropriam de elementos históricos para construir as narrativas. Contrapondo sempre a obra literária e a obra fílmica, tendo em mente a maneira como ambas apresentam um determinado ponto de vista acerca do contato entre indígenas e missionários cristãos. Por fim, se buscará desconstruir algumas idealizações sobre as reduções jesuíticas.
PALAVRAS-CHAVE: Choque de culturas. Reduções Jesuíticas. Perspectiva Histórica.

10. Vanessa Balsanéllo XAVIER
MONTEIRO LOBATO: LITERATURA, JORNALISMO E CRÍTICA SOCIAL NO BRASIL DA REPÚBLICA VELHA
Na eufórica e crescente imprensa do final do século XIX e início do século XX a profissionalização do trabalho jornalístico ganhava campo. Muitos dos literatos do período dirigiram jornais e revistas, foram editores, redatores e escritores não só de crônicas, poemas e romances, mas de notícias também. Monteiro Lobato é um bom exemplo disso, propagou e defendeu seus ideais nos periódicos de circulação do momento, principalmente na Revista do Brasil e no jornal O Estado de S. Paulo. Entre outros nomes estão: Olavo Bilac, Lima Barreto, Oswald de Andrade e Carlos Drummond de Andrade, que propagaram e defenderam seus ideais nos periódicos de circulação do momento. Segundo Antonio Candido, a literatura era a forma de expressão do pensamento brasileiro do século XIX. Para Schneider, sob o vigor da cultura beletrista e bacharelesca da República das Letras, a crítica literária serviu frequentemente como um espaço para a polêmica, o debate de ideais e a discussão sobre temas nacionais, exercendo sobre os intelectuais um enorme fascínio. Em nome da crítica, debateram-se ideias políticas, temas sociais e literatura (2005, p.21). Esta pesquisa se propõe a analisar o texto “O Vale do Paraíba – diamante a lapidar” que se encontra na obra Ideias de Jeca Tatu, salientando-se as maneiras pelas quais o autor criticou também por interesses próprios, a atenção não dada à região do Vale do Paraíba pelos governantes no início da primeira República.

11. Viviane Patricia SZEKUT ZERBIELLI (G-UFFS)
LA VIDA ES SUEÑO: O QUE OS SONHOS QUEREM NOS DIZER
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo mostrar, baseado no personagem Segismundo de Calderón de la Barca, o que os sonhos querem nos passar e o porquê de sonharmos. Segismundo passou toda sua vida numa torre por conta de um presságio tido por um sábio e quando o personagem sai daquele lugar todos fazem de tudo para ele acreditar que o que ele viveu fora da torre, foi um sonho. O que faz com que ele acredite pode-se tentar entender com os estudos de Freud que, com influencias de um médico chamado Charcot, se dedica a tentar entender porque os sonhos ocorrem, o que os influencia e se eles têm ou não algum significado para o sonhador. Freud usa o método da hipnose como uma possível forma de compreensão dos sonhos, pois se dizia que é somente o nosso corpo que dorme, o nosso psiquismo (inconsciente) fica acordado. Em seus estudos Freud levanta três hipóteses sobre os sonhos, sendo que uma dessas hipóteses ele conseguiu comprovar pelo método da hipnose, ele também descobre os diferentes conteúdos dos sonhos. Por fim, o que realmente deu um grande impulso para uma possível compreensão dos sonhos, foram os estudos feitos a partir dos sonhos infantis, pois esse tipo de sonho era de fácil compreensão por serem muito claros em seu significado.
PALAVRAS-CHAVE: La vida es sueño. Sueño. Freud.